Testemunhos

Entrevista com Pe. Elias Cedraz

01. Quem é Padre Elias?

Padre Antônio Elias Souza Cedraz, nasci no dia 20 de julho de 1944. Fui ordenado padre no dia 20 de julho de 1975. Sou religioso da Congregação Salesiana. Cheguei em Feira de Santana no dia 11 de março de 1996, estou na Diocese de Serrinha, em Retirolândia desde 2009. Passei 11 anos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité.

02. Qual sua primeira reação ao descobrir o câncer?

A primeira reação foi de espanto e pressa em tomar as providências urgentes indicadas pelos médicos.

03. Conte-nos um pouco da sua experiência com a doença.

A minha maior preocupação era deixar a Paróquia de Retirolândia. Pensei muito nas minhas irmãs, a morte do meu irmão em outubro 2009, mas estava disposto e confiante para enfrentar o tratamento. Os exames pré-operatórios foram desgastantes, mas tive muita gente me apoiando e fui em frente.


04. De que forma o senhor sentiu a presença de Deus durante o período da doença, e, sobretudo, no tratamento?

Eu sabia que muita gente estava rezando por mim. Era muita gente mesmo. Comuniquei à muitas pessoas amigas e a corrente de oração foi formada. O tempo que passei na UTI foi mais "longo" e mais doloroso. Se não fosse a presença e o acompanhamento de Gugu, das (dos) enfermeiras (os), médicos e a Psicóloga e Assistente Social, não sei se teria resistido. Senti a presença de Deus nessas pessoas.


05. O que ficopu como lição para a vida?

As lições que ficaram: 1º Precisamos valorizar a nossa vida cuidando da saúde; 2º Em nosso país, quem não tem plano de saúde...

06. Qual a mensagem para nós e para os que passam por essa doença?

A mensagem que deixo é de superação e muit aconfiança em Deus. Na clínica que fui várias vezes após a saída do hospital, tem um setor de quimioterapia. A alegria daquelas pessoas que aguardavam a sua vez para ser atendida me impressionou. E esta mensagem: "nunca, jamais se entregar, mas sempre se superar".

 
A esperança não decepciona © 2011 | Desenvolvido por fsp, Gilmar Rodrigues LoiolaGilmar Loiola, Diocese de Juazeiro ... 50 anos