4 de fevereiro: Dia Mundial Contra o Câncer

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O "Dia Mundial Contra o Câncer" é comemorado no próximo dia 4. No mundo todo, a data é uma oportunidade de chamar atenção sobre medidas de prevenção e de combate à doença. “Juntos é possível” é o tema da campanha da União Internacional de Combate ao Câncer (UICC) para a data este ano. 

Para o Superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz, o tema utilizado pela UICC resume a filosofia da Fundação. “Em mais de 20 anos de atuação, nossos esforços têm sido no sentido de conscientizar as pessoas de que, somente com a participação de todos, será possível ao Governo e organizações da sociedade civil trabalhar para reduzir o número de mortes pela doença”.

Segundo a UICC, a cada ano mais de 12,7 milhões de pessoas recebem diagnóstico de câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. E a previsão, caso mão sejam adotadas ações eficazes, é de que o número de novos casos em todo o mundo cheguem a 26 milhões e 17 milhões de mortes até 2030, principalmente em função do crescimento da incidência da doença em países de baixa e média renda. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte e a previsão é de mais de 500 mil novos casos este ano.

A meta dessa campanha é reduzir o número de mortes prematuras resultantes de cancer e de outras doenças não transmissíveis em 25% até 2020.

Vale lembrar que em 2008, o cancer causou a morte de 7.6 milhões pessoas. Estima-se que o cancer é responsável por 13% de todas as mortes. Um número extremamente elevado se considerarmos que 30% destes casos são devido a canceres de causas comportamentais, tais como a utilização de tabaco, a obesidade por dietas pouco saudáveis, a falta de atividade física, infeções sexualmente transmitidas como o virus do papiloma humano ou da Hepatite B, a exposição prolongada ao sol ou a substancias quimicas nocivas, tais como o amianto ou pesticidas. Todas estas mortes poderiam ter sido evitadas através de ações preventivas e evitando os fatores de risco acima.

A luta contra o cancer é também uma luta pelo desenvolvimento, pois os custos decorrentes com as despesas com o cancer estào em torno de 290 milhoes de dólares (em 2010), sendo a maior fatia destinada a custos medicos.

A Organização Mundial da Saúde estima que, se nada for alterado, em 2030 o cancer será responsável por 13.1 milhões de pessoas, causando um prejuízo económicos de 458 bilhões de dólares, sem falar nos custos emocionais e psicológicos.
Este é um dado muito importante, ainda mais se considerarmos que o cancer também é reflexo das desigualdades sociais. Neste grupo encontram-se as pessoas que tem menor acesso aos serviços de saúde, utilizam menos os serviços de prevenção e onde os diagnósticos são feitos mais tardiamente. 70% do total de mortes causados pelo cancer ocorrem em países vias de desenvolvimento.
Devemos no dia de hoje, contribuir para a conscientização da luta contra o cancer.
Juntos é possível!!!

Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer)

0 comentários:

Postar um comentário

 
A esperança não decepciona © 2011 | Desenvolvido por fsp, Gilmar Rodrigues LoiolaGilmar Loiola, Diocese de Juazeiro ... 50 anos